Cosmovisão Cristã e Social - Parte 2

O Evangelho + Ação Social ou Ação Social + Evangelho?


Jesus disse: Deixai-a; ela guardou este perfume para o dia da minha sepultura. Pois sempre tereis convosco os pobres, mas a mim nem sempre me tereis (João 12:7,8).


A ideia de missão moderna está se preocupando mais em fazer uma crítica ao modelo tradicional do que avançar ao seu alvo propriamente dito. A realidade é que precisamos mostrar em práticas, uma “nova” maneira de fazer missão, pois não podemos mudar ou afirmar que algo está ultrapassado, ou até mesmo vencido, só com retóricas convincentes e uma interpretação bíblica mais piedosa, pois enquanto for só teoria, nada muda.


Sabemos que por muito tempo, ás igrejas estão se preocupando bem mais com o espiritual, esquecendo de outras áreas da vida humana. Esse é o motivo pelo qual ela tenta compensar com ações sociais, muito mais para alívio de consciência do que um entendimento concreto de que isso também é um serviço do Evangelho.


Eu não acredito que se resolve um problema somando uma coisa a outra. Eu creio que o caminho para a mudança seja a luz de uma visão mais sólida das Escrituras. Por isso devemos nos perguntar, como podemos fazer uma transformação social por meio da pregação do evangelho com base em uma vida prática.


Mas o problema é que os que estão envolvidos em missões de cunho social somente, não conseguem compreender que muitos dos conflitos e flagelos desse mundo, são muito mais resultados da queda do homem, do que a negligência de alguns.


Se o evangelho não for o fator de transformação social, e se a obra Redentora de Jesus não for o fator de mudança, estaremos contribuindo para complicar muito mais as coisas.


Poderemos ter várias ONGS, movimentos, agências missionárias com nomes impactantes, mas que funcionarão somente como fontes filantrópicas (pois quem quer fazer tudo, muitas vezes acaba não fazendo nada, e colocando uma coisa a frente da outra).


A obra Redentora de Jesus se aplica a vida do homem de forma plena e ampla, ou seja, em todos os aspectos da humanidade (espiritual, lógica e social), se ajudarmos para sanar uma dor, somente estaremos trabalhando para o momentâneo, mas se nossas ajudas forem um resultado no interesse de uma obra que regenera por completo, então estaremos avançando ao caminho de Atos 2.


Uma dica: Não faça da pregação do evangelho um acessório para ação social, pois quem muda a vida é Jesus e não a sopa que você entrega. Então faça da sopa o acessório ou o meio de Cristo brilhar através de sua ação caridosa e piedosa.



Pr. Aldair Queiroz




29 visualizações

MISSÃO PAIXÃO & COMPAIXÃO

Rua Visconde de Utinga,

nº 130 Flores - Manaus, AM

 

 

Telefones

(92) 3302-3719

(92) 98414-2556

 

Encontre-nos

Links

Prancheta 6.png

EMA

 

Prancheta 7.png
Prancheta 5.png
Prancheta 4.png

Receba Notícias por e-mail